Órgãos públicos se comprometem perante o MPPE com o ordenamento da 38ª Festa do Abacaxi - 11/10/2024 - CAOs
Órgãos públicos se comprometem perante o MPPE com o ordenamento da 38ª Festa do Abacaxi - 11/10/2024
Município de Pombos se comprometeu perante o MPPE a garantir a infraestrutura da festa
11/10/2024 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) articulou, em conjunto com a Prefeitura de Pombos, as Polícias Militar (PMPE) e Civil (PCPE) de Pernambuco, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBM-PE) e o Conselho Tutelar, a celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para garantir a segurança e a organização da 38ª Festa do Abacaxi, que ocorre entre os dias 11 e 13 de outubro de 2024. O documento aborda uma série de medidas voltadas para a segurança pública, saúde e bem-estar dos participantes do evento.
Conforme o TAC, o município de Pombos se comprometeu perante o MPPE a garantir a infraestrutura da festa. Isso inclui a obtenção de atestados de segurança junto ao Corpo de Bombeiros, a montagem antecipada de palcos e estruturas, a contratação de segurança privada e a fiscalização de bares e ambulantes quanto à proibição ao uso de vasilhames de vidro.
Além disso, a Prefeitura ficou incumbida de prestar atendimento médico de emergência, instalar banheiros químicos, limpar o local ao término do evento e promover a ampla divulgação das regras estabelecidas no TAC. A fiscalização do cumprimento das normas também é uma atribuição do município.
A Polícia Militar, por sua vez, deve garantir a segurança do evento por meio de policiamento ostensivo, tanto no local da festa quanto nas áreas adjacentes. A corporação deve monitorar o uso de equipamentos sonoros em estabelecimentos comerciais após o horário de encerramento do evento e garantir que as normas relativas à proibição de bebidas em recipientes de vidro e ao horário de término dos shows sejam cumpridas rigorosamente. O policiamento deve permanecer no local da festa após o encerramento das atrações e a dispersão total do público.
O Corpo de Bombeiros ficará responsável por fiscalizar as instalações físicas do evento, verificando a segurança das estruturas montadas e garantindo que todas as exigências técnicas sejam atendidas. Além disso, disponibilizará efetivo para prestar atendimento emergencial durante os dias de festa, por meio do Sistema 193.
A Polícia Civil atuará de forma regular até às 17h, com plantão disponível no município de Gravatá nos finais de semana, e em Vitória de Santo Antão durante a semana. Já o Conselho Tutelar deverá atuar em regime de plantão, garantindo a proteção de crianças e adolescentes, especialmente em relação à venda e consumo de bebidas alcoólicas. Caso ocorra a venda indevida, o Conselho deverá comunicar à PMPE, relatar o caso ao MPPE e adotar as medidas legais necessárias.
Por fim, o descumprimento das obrigações estabelecidas no TAC por qualquer uma das partes compromissárias será punido com multa no valor de 50 mil reais. Em relação ao descumprimento decorrente do uso de som, a multa será de 20 mil reais a cada 10 minutos de descumprimento.
O TAC, assinado pela Promotora de Justiça Kívia Roberta de Souza, foi publicado no Diário Oficial do MPPE do dia 11 de outubro de 2024.
Mais Notícias
17/11/2025
MPPE lança campanha de prevenção à violência contra as mulheres nos espaços de lazer
17/11/2025 - Amanhã (18/11), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em parceria com a Seccional Pernambuco da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PE), Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Pernambuco (SHRBSPE), Secretaria da Mulher do Recife (SEMUL), Comissão de Diretos Humanos da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), lança a campanha "Surpresa Violeta", alusiva à divulgação do Protocolo Violeta (Lei Municipal nº 19.061/2023). O Protocolo é uma ferramenta de apoio ao enfrentamento à violência e importunação sexual contra as mulheres em bares, restaurantes e estabelecimentos afins do Recife.
O lançamento da campanha, resultante de procedimento instaurado na 7ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital (Direitos Humanos), ocorre durante os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, período de mobilizações e incidências acerca da garantia das mulheres de viverem livres de toda forma de violência.
O objetivo, de acordo com o Promotor de Justiça Westei Conde y Martin Júnior, é sensibilizar a população para o tema. Segundo ele, campanhas dessa natureza são importantes e necessárias para a prevenção e redução à violência de gênero, além de orientar as mulheres acerca dos serviços disponibilizados para atender às suas demandas.
A campanha, que contará com a participação de 20 bares e restaurantes do Recife (10 localizados na Zona Norte e 10 na Zona Sul da cidade), será lançada às 10h desta terça-feira (18), no Salão de Eventos P3 (Edifício Pelópidas Soares- Avenida Visconde de Suassuna nº 500 - Santo Amaro - Recife).
Durante todo o período da campanha, os estabelecimentos participantes estarão oferecendo aos clientes a "Surpresa Violeta", um drink não alcóolico. O valor promocional da bebida será R$ 12,90 - 50% do valor será repassado ao Fundo Municipal de Política para a Mulher (FMPM).
17/11/2025
MPPE participa da inauguração da Sala Lilás na Delegacia da 38ª Circunscrição
17/11/2025 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio dos Promotores de Justiça que atuam na Comarca de São Lourenço da Mata, participou da cerimônia de inauguração da Sala Lilás, realizada no dia 13 de novembro, na Delegacia de Polícia da 38ª Circunscrição. O novo espaço é destinado ao acolhimento especializado de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, oferecendo condições mais humanizadas para a oitiva e demais procedimentos de proteção.
A Sala Lilás foi estruturada para garantir privacidade, cuidado e escuta qualificada durante o atendimento. O ambiente busca minimizar a revitimização e fortalecer a rede de enfrentamento à violência de gênero, assegurando às mulheres um espaço seguro e adequado para prestar depoimentos.
Representaram o MPPE durante a solenidade a 1ª Promotora de Justiça Cível, Danielle Ribeiro Dantas de Carvalho Clementino, o 1º Promotor de Justiça Criminal, Raul Lins, e a 2ª Promotora de Justiça Cível, Rejane Strieder, reforçando o compromisso institucional com políticas de proteção e defesa dos direitos das mulheres.
A implantação da Sala Lilás está alinhada à campanha institucional Ciranda Lilás, que reúne ações voltadas ao enfrentamento da violência de gênero em todo o Estado. Em São Lourenço da Mata, o MPPE tem atuado em parceria com órgãos locais, buscando fortalecer mecanismos de prevenção, acolhimento e proteção, além de promover uma atuação integrada que assegure respostas mais eficazes às demandas da população.
13/11/2025
Prefeito se compromete a criar, estruturar e implantar Instituição Pública de Longa Permanência para Idosos
13/11/2025 - O prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, firmou Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), comprometendo-se a criar, estruturar e implantar Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) pública e municipalizada em substituição à estrutura até então gerida pela entidade Associação de Saúde Vale do Pajeú (ASAVAP). A iniciativa visa assegurar a continuidade do serviço de acolhimento institucional de pessoas idosas.
Durante o prazo de implementação da ILPI, o Município, na pessoa do prefeito, deverá manter ininterrupta a prestação do serviço de acolhimento atualmente exercido em regime de intervenção na ASAVAP, salvo determinação judicial em contrário, comprometendo-se com a preservação integral dos direitos das pessoas idosas acolhidas; a manutenção das condições dignas de alimentação, higienização, medicação, lazer e acompanhamento psicossocial; a adequada comunicação com familiares e rede de apoio; e o fornecimento de relatórios mensais ao Ministério Público acerca do andamento da transição e das providências adotadas.
O Município compromete-se ainda a iniciar, no prazo máximo de 30 dias a contar da assinatura deste termo, o regular processo administrativo de desapropriação do imóvel situado na Avenida Manoel Virgínio Sobrinho, nº 407, Bairro Padre Pedro Pereira, atualmente utilizado pela ASAVAP, devendo concluir o procedimento no prazo máximo de 90 dias.
No prazo de 180 dias, contados do término do processo de desapropriação do imóvel, o Município se obriga a instituir, estruturar, dotar de recursos humanos, financeiros e materiais, e efetivar o regular funcionamento da ILPI.
O cumprimento do presente Termo será acompanhado pela 1ª Promotoria de Justiça de Afogados da Ingazeira, com apoio do Núcleo da Pessoa Idosa do MPPE, podendo ser realizada inspeção in loco a qualquer tempo, bem como requisitadas informações complementares.
A íntegra do TAC, elaborado pelo Promotor de Justiça Thiago Barbosa Bernardo, está disponível no Diário Oficial de 7 de novembro de 2025.





