MPPE recomenda maior controle no registro e acompanhamento de providências no atendimento a crianças e adolescentes - CAOs
MPPE recomenda maior controle no registro e acompanhamento de providências no atendimento a crianças e adolescentes
29/10/2024 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por intermédio da 32ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital (Defesa da Infância e Juventude), recomendou aos conselheiros tutelares da Região Político-Administrativa 6-B do Recife (bairros do Ibura, Jordão e Cohab) que garantam mais controle sobre as providências adotadas diante dos casos de risco e violação de direitos de criança ou adolescente, em respeito ao que preconiza a legislação.
Na recomendação, a Promotora de Justiça Rosa Maria da Carvalheira orienta aos conselheiros tutelares submeter tais casos ao colegiado do Conselho, registrando em ata as decisões implementadas e a fundamentação dessas decisões. A exceção fica para as medidas de proteção em situações emergenciais, que devem ser confirmadas na reunião seguinte do colegiado.
Além disso, o MPPE recomendou que todos os atendimentos, violações de direitos e decisões do colegiado sejam registrados no Sistema Nacional de Informações para Infância e Adolescência (SIPIA CT).
Nos casos ainda não concluídos, a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude reforçou que cabe aos conselheiros tutelares promover acompanhamento sistemático das medidas protetivas aplicadas a cada três meses, no mínimo, requisitando o apoio de serviços públicos na área da saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança, conforme necessário, e representando à Justiça em caso de descumprimento das decisões.
Os conselheiros tutelares da RPA 6-B têm um prazo de dez dias para informar ao MPPE sobre o acatamento das medidas recomendadas. A recomendação foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE de 9 de outubro.
Mais Notícias
19/11/2025
MPPE promove V Seminário do Projeto Fortalecer Cultural
19/11/2025 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do Núcleo do Patrimônio Cultural (NPC), irá promover no próximo dia 28 de novembro, o V Seminário do Projeto Fortalecer Cultural. O evento ocorrerá das 8h às 17h30 no Porto Digital | Armazém da Criatividade, apoiador do evento, que fica localizado na Rua Jornalista Aníbal Fernandes, no bairro Nossa Senhora das Dores, no município de Caruaru/PE.
A iniciativa tem como objetivo promover conhecimentos sobre políticas públicas de proteção ao patrimônio cultural nos municípios pernambucanos, de forma democrática, participativa e conjunta, visando a criação e instalação dos conselhos e fundos municipais da cultura, assim como a elaboração e publicação dessa política municipal.
O Projeto é uma parceria do MPPE, Ministério da Cultura, Secult-PE, Iphan, Fundarpe, Conselhos Estaduais de Cultural e Preservação Cultural e Rede dos Institutos Históricos de Pernambuco.
Outras informações podem ser verificadas na página https://doity.com.br/v-seminario-do-projeto-fortalecer-cultural--caruaru, por meio da qual também pode ser efetuada a inscrição.
19/11/2025
Campanha lançada pelo MPPE fará alerta sobre prevenção à violência contra as mulheres em bares e restaurantes
19/11/2025 - Vinte restaurantes e bares do Recife (dez localizados na Zona Norte e dez da Zona Sul da Capital) participam a partir de hoje (19) da campanha "Surpresa Violeta", lançada na manhã de ontem (18) pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), no Salão de Eventos P3 do Senac-PE, no bairro de Santo Amaro. A campanha, alusiva à divulgação do Protocolo Violeta (Lei Municipal nº 19.061/2023), se insere nas atividades promovidas durante os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, período de mobilizações de combate à violência de gênero e outras formas de desrespeito aos direitos das meninas e mulheres.
São parceiros da campanha, resultante de Inquérito Civil instaurado pela 7ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital (Direitos Humanos), a Seccional Pernambuco da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PE), Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Pernambuco (SHRBSPE), Secretaria da Mulher do Recife (SEMUL), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-PE), Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e a Associação do Ministério Público de Pernambuco ( AMPPE).
De acordo com o Procurador-Geral de Justiça (PGJ), José Paulo Xavier, o objetivo da campanha é a intensificação das ações relativas ao enfrentamento à violência e importunação sexual contra as mulheres em bares, restaurantes e outros estabelecimentos afins do Recife. "A luta contra a violência de gênero e a importunação sexual contra as mulheres é uma temática prioritária para o Ministério Público. É um trabalho permanente; deve ter vigilância constante para identificar e punir os agressores de acordo com a lei", disse, durante o lançamento da campanha.
O PGJ ressaltou, ainda, que as mulheres podem e devem transitar livremente e sem medo pelos espaços públicos e privados de uso coletivo, sem serem importunadas. "A sociedade tem papel importante no combate ao machismo e o Estado deve garantir a segurança e promover o acolhimento daquelas que estão em situação de violência". Para ele, campanhas conjuntas com órgãos públicos e instituições da iniciativa privada, contribuem para maiores mobilizações, alcançando um número maior de pessoas informadas.
A gerente geral de Promoção da Cidadania e Direitos da Mulher, da Secretaria da Mulher do Recife, Avani Santana, também elogiou a iniciativa, pela sua relevância como uma ferramenta para divulgar o Protocolo Violeta (Lei Municipal nº 19.061/2023) para a sociedade. Segundo ela, com o Protocolo foi criada uma rede de enfrentamento à importunação sexual nos espaços de lazer, prevenindo agressões contra as mulheres e promovendo o acolhimento das pessoas em situação de violência. Também prevê que as pessoas que trabalham nos estabelecimentos sejam capacitadas para terem um olhar atento às questões de hostilidade contra a mulher.
AÇÕES - No período da campanha, de 19 de novembro a 10 de dezembro, os estabelecimentos participantes irão disponibilizar na sua carta de bebidas, a "Surpresa Violeta", um drink não alcoólico. O preço promocional da bebida será R$ 12,90 - mas os bares e restaurantes irão repassar 50% do valor para o Fundo Municipal de Política para a Mulher (FMPM).
Segundo o Promotor de Justiça Westei Conde y Martin Júnior, responsável pelo procedimento investigatório, a campanha terá ampla divulgação nas redes sociais das instituições participantes; conta com cartazes, folhetos, prismas de mesa e um QR Code interativo que direciona o público para o Protocolo Violeta, permitindo que as pessoas tenham acesso a informações de como agir diante de práticas discriminatórias e de violência.
Na noite de hoje (19) as equipes do MPPE, Abrasel-PE, Secretaria da Mulher do Recife e demais parceiros irão realizar ações pedagógicas nos bares e restaurantes da Zona Norte (participantes da campanha), com panfletagem e abordagens junto aos clientes em atendimento. Atividade semelhante também ocorrerá na noite do dia 28 de novembro, nos estabelecimentos localizados na Zona Sul do Recife.
18/11/2025
Seminário debaterá sobre promoção da saúde da população negra e garantia de educação para as relações étnico-raciais
18/11/2025 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do Núcleo de Enfrentamento ao Racismo (NER), realizará o Seminário MPPE Antirracista, no dia 12 de dezembro, das 8h às 12h, no auditório da Escola Superior do MPPE, na rua do Hospício, 875. O seminário terá dois eixos de debates: a promoção da saúde da população negra e a educação para as relações étnico-raciais.
São 50 vagas disponíveis tanto para integrantes do MPPE quanto para o público externo, que deverão realizar a inscrição até o dia 10 de dezembro, via formulário https://doity.com.br/seminario-mppe-antirracista.
Na programação, às 9h20, será ministrada a palestra “Promoção da Saúde da População Negra no Brasil”, pela coordenadora Nacional da Política de Saúde da População Negra do Ministério da Saúde do Brasil, Rosimery Santos. A palestrante atuou de 2008 a 2025 (até ser convidada para integrar o Ministério da Saúde) na Secretária de Saúde do Recife, na coordenação da Política Municipal de Saúde Integral da População Negra e desenvolveu os projetos Ninar nos Terreiros e Colorindo os Terreiros, reconhecidos nacionalmente por promover o enfrentamento ao racismo religioso, infantil e LGBTAPN+ no campo da saúde pública.
Após o coffee break, o seminário seguirá com a palestra “Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Quilombola: implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08. Dificuldades, avanços e desafios”. A palestra será ministrada pelo trio: Rogério Barata, coordenador de projetos educacionais do Centro de Luiz Freire; Vitória Érika dos Santos Souza, quilombola, pedagoga e educomunicadora do projeto Educquilombo; Maria Bernadete Martins de Azevedo Figueiroa, fundadora e ex-coordenadora do GT Racismo do MPPE (antes do NER), procuradora de Justiça aposentada do MPPE.
Após a segunda palestra, será disponibilizado espaço para debates com o público participante. O seminário conta com o apoio da Escola Superior do MPPE, que realizará a certificação por participação.
MESA DE ABERTURA – O evento terá a solenidade de mesa de abertura composta por membros do MPPE: Procurador-Geral de Justiça, José Paulo Cavalcanti Xavier Filho; a corregedora-geral do MPPE, Maria Ivana Botelho Vieira da Silva; diretora da Escola Superior do MPPE, Carolina de Moura Cordeiro Pontes; coordenador do Núcleo de Enfrentamento ao Racismo, Higor Alexandre Alves de Araújo; coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, Helena Capela; coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação, Maxwell Vignoli.
Também participarão da solenidade da mesa de abertura a secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência de Pernambuco, Joanna Figueirêdo; e o secretário de Direitos Humanos e Juventude da Prefeitura do Recife.





